Economia

Zeros a mais: Deutsche Bank surpreende cliente com erro de 6000 milhões

dinheiro_5

E se, ao conferir a conta bancária, descobrisse que tinha recebido 6000 milhões de dólares? Foi o que aconteceu a um cliente do Deutsche Bank. O banco enganou-se numa transferência com “demasiados zeros” e tornou-se no alvo de críticas e piadas.

O que será pior para o coração: a surpresa de ver cair um depósito de 6000 milhões de dólares ou o choque de ver esse dinheiro a sair porque se tratou de um erro bancário?

A alta finança mundial está incrédula com a mais recente falha do Deutsche Bank, hoje revelada pelo Financial Times: ainda neste verão, o banco enganou-se e transferiu 6000 milhões de dólares, ou cerca de 5,3 mil milhões de euros, para um cliente (no caso, um ‘hedge fund’).

A falha terá sido cometida durante as férias de um dos chefes do departamento de mercado cambial, com um membro júnior a processar a transferência com um valor líquido e não o habitual número bruto.

Uma fonte, que o Financial Times citou sem identificar, resumiu que a operação tinha “demasiados zeros”, levando o inexperiente membro júnior a transferir os tais 6.000.000.000,00 dólares.

O dinheiro foi recuperado no dia seguinte, mas o erro obrigou à intervenção dos reguladores, que abriram os habituais inquéritos.

E tudo isto se passou num Deutsche Bank que ainda está associado a um recente escândalo de corrupção, nomeadamente pela alegada manipulação das taxas de juro.

Em destaque

Subir