Motores

WRC: Uma certeza chamada Esapekka Lappi

EsapekkaLappiAlemanha2

Normalmente quando nos referimos ao campeonato do mundo de ralis (WRC) e aos pilotos finlandeses da atualidade nos lembramos imediatamente de Jari-Matti-Latvala. É natural, pois para além de ser o único do seu país a desafiar o campeão do mundo Sebastien Ogier, tripula um Volkswagen Polo R WRC, considerada a máquina de referência da disciplina.

No entanto há um jovem do país dos mil lagos que está a dar que falar na segunda divisão mundial, WRC2; Esapekka Lappi. Perfila-se como a grande certeza dos ralis da Finlândia já num futuro muito próximo.

Para já Esapekka luta pelo título do segundo patamar dos ralis mundiais, e é nisso que concentra as suas atenções, querendo um bom resultado na prova do próximo fim-de-semana na Alemanha.

O asfalto não é o forte dos nórdicos, mas para o jovem piloto da Skoda nada disso importa, nem o facto do seu companheiro de equipa Jan Kopecky ter mais experiência do rali germânico.

“Jan é apenas um de muitos favoritos à vitória. Também há alemães e franceses que são tradicionalmente rápidos em ralis de asfalto. Quero fazer a melhor prova possível e marcar o maior número de pontos que puder para o campeonato do mundo. Sei que o Skoda Fabia R5 é também um dos melhores carros em asfalto. Estou convencido que vou conseguir bons pontos aqui”, afirma Lappi.

O finlandês sabe que pode aproveitar o facto do líder do WRC2 estar ausente da Alemanha, e vai querer capitalizar esse facto, mas vai dizendo: “O Elfyn (Evans) não estar neste rali é algo que não me ocupa muito a mente. Acima de tudo quero concentrar-me no que tenho de fazer e face a pilotos como o Armin Kremer e o Quentin Gilbert, que são muito fortes no asfalto, tenho de estar ao meu melhor nível”.

EsapekkaLappiAlemanha1

Em destaque

Subir