Motores

Voyazines e Hadfield mais fortes nos 200 Km do Algarve

voyazineshatfeldalgarve3

Confirmando aquilo que já tinham mostrado nos treinos de qualificação no sábado, Voyazides e Hadfield impuseram-se na primeira corrida do Iberian Endurance do Algarve Classic Festival.

A primeira parte de uma prova de 200 quilómetros que acabou por ser decidida nas duas últimas voltas quando a equipa do Ford GT 40 ultrapassou Francisco Albuquerque.

Meia centena de equipa alinharam para esta corrida, que reuniu alguns dos mais belos exemplares de alguns dos bólides que fizeram história nas décads de 1960 e 1970.

Logo após a partida a equipa da família Macedo e Silva e Francisco Albuquerque passaram Voyazides/Hatfield, marcando logo aí uma posição forte sobre as suas ambições de vencer a corrida em solo português. Os Porsche de Lopez/Rodriguez e Martinez/Fuster seguiam atrás dos GT40, com o De Tomaso Pantera de Boel/Rubbio logo atrás.

Durante as voltas seguintes os primeiros três debateram-se proximamente enquanto os Porsches seguravam o quarto e quinto lugares, mas Boel/Rubbio foi ficando para trás até o ‘safety car’ entrar, devido à perda de roda do Lotus Elan da familia Bradshaw,

voyazineshatfiledalgarve2

Michiel Campagne, o Holandês que já ganhou várias corridas, foi o piloto que melhor aproveitou o sucedido, fazendo a paragem para troca de piloto, o que lhe deu uma vantagem e o fez chegar à liderança.

No entanto, não aguentou a pressão durante a segunda parte da corrida, com Voyazides/Hadfield a conquistarem a liderança. A equipa grega aumentou a vantagem, mas ainda assim foi penalizada com um ‘drive through’ devido a excesso de velocidade na troca de piloto.

Francisco Albuquerque foi assim a quarta equipa a assumir a liderança. Mas a equipa Grega estava focada em vencer e mesmo após o drive through conseguiu chegar à liderança, tendo a família Macedo e Silva conquistado o terceiro lugar.

Nos H 1965 destaque para o Jaguar E de Cruz/Pais do Amaral que terminou em primeiro e o Lotus Elan de Stevens que terminou em segundo. Os dois alternaram lugares até ao fim, com o Lotus a subir até terceiro da geral graças a uma boa gestão da troca de piloto.

iberianendurancealgarve2

Nos H 1971 a vitória foi para a dupla Guimarães/Melo, o primeiro triunfo do Lotus Elan Sprint desde o Estoril e que chegou em jeito de celebração do aniversário de Alexandre Guimarães que comemorava o seu 70º aniversário.

Nos H 1976 a equipa Rezende/Pais do Amaral conquistou a sua primeira vitória do ano, com a satisfação de ter sido em terra lusa, liderança muito festejada pela equipa. Os Porsche dominaram esta classe com Moreno/Silva a acabar em segundo e Martinez/Fuster em terceiro.

Em destaque

Subir