Ciência

Vírus da covid-19 permanece ativo na pele por nove horas

Um estudo realizado no Japão provou que o coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, permanece ativo na pele por nove horas.

O resultado da investigação reforça a necessidade de lavar as mãos com regularidade, uma das medidas sanitárias mais recomendadas pelos especialistas desde o início da pandemia.

“A sobrevivência de nove horas do SARS-CoV-2 na pele humana pode aumentar o risco de transmissão por contacto em comparação com o IAV (vírus da influenza A ou influenza A), acelerando assim a pandemia”, salientaram os cientistas, num artigo publicado pela Clinical Infectious Diseases.

Em causa está a comparação com o agente patogénico que provoca a gripe, o qual só sobrevive na pele por menos de duas horas.

O teste consistiu na observação de amostras retiradas em autópsias, cerca de um dia após o óbito.

O uso de etanol, substância presente nos desinfetantes para as mãos, inativou em 15 segundos quer o vírus da covid-19, quer o da gripe.

“A maior sobrevivência do SARS-CoV-2 na pele aumenta o risco de transmissão por contacto, mas a higiene das mãos pode reduzir esse risco”, insistiram os investigadores.

Em destaque

Subir