Mundo

Vídeo: Urso invadiu shopping e foi abatido pelas autoridades

O momento em que a polícia abate o urso que espalhou medo num centro comercial de Khabarovsk, na Rússia, foi registado em vídeo. O incidente ocorreu na terça-feira. E as imagens podem perturbar as pessoas mais sensíveis.

Urso que invadiu um shopping na Rússia, na terça-feira, foi abatido pela polícia e a ação não gerou consenso.

O animal caminha desorientado, aparentemente com medo, numa altura em que o centro comercial estava encerrado. As diversas câmaras de videovigilância captam diferentes locais por onde o urso passou.

Do exterior do shopping, um casal faz um vídeo, onde é possível ver que a polícia acabava de chegar ao local. O urso permanece assustado, correndo sem destino, numa tentativa de fuga que acaba por consumar.

Sem esforço, o urso, de grande porte, consegue abrir as portas do espaço e segue para a via pública, deixando o casal que o filmava em pânico.

De acordo com a BBC, perto do local havia um parque e uma escola. A polícia decidiu avançar para uma medida extrema: o abate do animal.

O urso é atingido por diversos tiros e acaba por morrer, sendo recolhido pelas autoridades.

A ação da polícia, no entanto, não gerou consenso. Houve quem compreendesse, mas também críticas ao facto de as autoridades, alegadamente, terem contribuído para o descontrolo do animal.

Natalia Kovalenko, uma ativista, acusa as autoridades de “assustarem o urso, ao lançar gás para que este saísse do centro comercial”. Em declarações à imprensa russa, citadas pela BBC, Kovalenko destaca o facto de o urso ter “tentado defender-se”.

Diversas associações de defesa animal também criticaram a opção radical, uma vez que, sustentam, a polícia deveria estar preparada para lidar com este tipo de cenário e adotar outro procedimento.

O vídeo que se segue não é aconselhável a pessoas sensíveis, mas conta com perfeição esta história com final infeliz.

Mostra todo o cenário, o medo do urso, o pânico de quem testemunhava e a intervenção dos agentes.

Em destaque

Subir