Nas Notícias

Vídeo: Tempo quente no continente e chuva nas ilhas neste sábado

As temperaturas vão estar elevadas na generalidade do território continental, neste sábado, que será de “chuva, por vezes forte” nos Açores e de “aguaceiros fracos” na Madeira. Veja a previsão do tempo em vídeo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipa “céu pouco nublado, apresentando nebulosidade matinal no litoral oeste até final da manhã” e a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior centro e sul durante a tarde”.

De resto, as temperaturas vão estar elevadas, neste sábado, com o Porto a não ultrapassar os 24 graus de máxima, Lisboa os 31 e Faro os 27.

A mínima será de 15 na Invicta, 18 na capital e 21 em Faro.

Neste sábado, Évora e Santarém vão ser as localidades mais quentes com os termómetros a tocarem os 34 graus de temperatura máxima.

Açores e Madeira

Para os Açores, o cenário esperado tem “períodos de chuva, por vezes forte” e com “possibilidade de trovoadas”.

Os efeitos do furacão “Helene” deverão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de sábado no grupo Ocidental dos Açores, sendo esperado “vento muito forte do quadrante sul com rajadas até 120 quilómetros por hora, chuva forte e ondas do quadrante sul entre seis e oito metros de altura significativa”.

Na Madeira será um sábado com “períodos de céu muito nublado” e “aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas”.

No que diz respeito a temperaturas, Ponta Delgada, nos Açores, deverá chegar aos 27 graus, enquanto que no Funchal, na Madeira, os termómetros devem rondar os 26 graus de máxima.

A temperatura mínima será de 21 graus no Funchal e em Ponta Delgada.

Estado do mar

O IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com um a dois metros e água do mar a uma temperatura de 17/18 graus.

Na costa sul, a previsão é de ondas de sudoeste inferiores a um metro e uma temperatura da água do mar a rondar os 23 graus.

Veja a previsão do tempo em vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=M1GH4UG64K82

Em destaque

Subir