Tomislav Nikolic foi vítima de um descuido do copiloto do avião ao serviço do presidente da Sérvia. Virou café para cima dos comandos do aparelho, tentou limpar, mas desligou o piloto automático… Tudo durante uma visita a Roma, para ver o Papa.
O incidente, segundo relata a BBC, ocorreu no dia 17 de abril, mas só agora foi tornado público. Durante a viagem de Tomislav Nikolic a Roma, para um encontro com o Papa Francisco, o copiloto distraiu-se e quase provocava uma acidente aéreo.
Virou café no quadro de comandos e, na tentativa de os limpar, acabou por desligar o piloto-automático.
Viveram-se momentos de pânico a bordo do avião. Os passageiros não conseguiram segurar-se, o Falcon presidencial perdeu grande altitude num curto espaço de tempo e chegou a temer-se que o insólito terminasse em tragédia.
O comandante acabou por conseguir evitar esse desfecho e repôs a tranquilidade, aterrando em Itália sem qualquer problema.
Entretanto, o episódio ficou guardado no segredo dos deuses (o regresso a Belgrado fez-se sem qualquer percalço), mas o copiloto acabou por ser suspenso, depois de responder num processo disciplinar.
E este caricato incidente a bordo, causado por um café, veio a público.
Este vídeo faz uma simulação do episódio.
https://www.youtube.com/watch?v=AcJdMFkWXPU