Mundo

Vídeo: Polícia espanhol pontapeia detido na cabeça dentro da esquadra

Um polícia espanhol foi filmado a agredir um condutor alcoolizado, dentro de uma esquadra de Maiorca. Num registo sem áudio, é possível ver o detido ser pontapeado na cabeça, apesar de não representar qualquer sinal de perigo. Até que o circuito de videovigilância é desviado, para que a agressão não seja filmada. Veja as imagens.

Numa altura em que Portugal discute exageros de atuação das forças de segurança, surge um vídeo que mostra uma agressão despropositada, no interior de uma esquadra espanhola, em Maiorca.

O vídeo tem data de 2011, mas só agora foi tornado público, através do YouTube. A partir dos 90 segundos, pode ver-se um agente chegar ao local, enquanto mantém uma conversa telefónica.

Assim que desliga a chamada, dirige-se ao detido, que está sentado, e pontapeia-o na cabeça, por mais do que uma vez.

Não se sabe como termina esta agressão, porque outro agente decide desviar a câmara de videovigilância que estava a gravar o episódio. Todos os polícias que estão no local não tomam qualquer medida de proteção do detido.

O agente, conhecido por ser adepto de artes marciais, ataca o condutor alcoolizado, já depois de ter sido feita uma revista, para retirar eventuais objetos que colocassem em causa a integridade física dos agentes.

Oficial de 41 anos de idade, o polícia enfrenta um quadro penal que pode chegar aos quatro anos de prisão, caso seja condenado pelos crimes de tortura.

https://www.youtube.com/watch?v=MnpD-HgeJTg

Em destaque

Subir