Nas Redes

Vídeo: Os segredos da trivela revelados por Quaresma há 10 anos

De todos os dotes artísticos que Quaresma possui, a trivela é a que mais põe o ‘Mustang’ nas ‘bocas’ do mundo, como o recente golo no Mundial frente ao Irão. Mas terá a trivela um segredo? Como é que ele a executa? Em 2008, Quaresma explicou a Daniel Oliveira como se trabalha a trivela. Veja ou recorde.

O internacional português tem um leque variado de fintas que costuma aplicar dentro do relvado, e até fora dele quando se recria com a bola.

Mas Quaresma é mundialmente conhecido pela famosa trivela, dote artístico que fez questão de aplicar no Mundial’2018, na Rússia, frente ao Irão.

Como consegue? Como a executa? As respostas foram dadas pelo próprio Quaresma no programa ‘Os Incríveis’ da SIC, em 2008, a Daniel Oliveira.

Desde logo a trivela tem um segredo particular que Quaresma tem desde o berço.

“Eu já nasci com os pés tortos”, começou por explicar, entre sorrisos, exemplificando como gosta de chutar com a parte exterior do pé.

Depois, existe um outro segredo que tem que ver com a forma como o corpo fica durante o remate.

“Inclino sempre o corpo mais para o meu lado direito para chutar com esta parte [parte de fora do pé] e a bola levar aquele efeito.”

Daniel Oliveira questionou, então, se Quaresma já utilizava este recurso técnico durante a sua formação.

E esta habilidade precisa de treino? O internacional português também revelou esse segredo e lembrou que desde as camadas jovens que a vem aperfeiçoando.

“Já usava e tinha problemas com os treinadores [risos]. Uma vez marquei um grande golo de trivela e ele [treinador] mandou-me ir para a cabine, porque ele não queria golos desses. Quando marquei fiquei contente e comecei a festejar e depois fiquei triste porque me mandou para o banho mais cedo”, recordava Quaresma, em 2008.

O internacional português assume que nas camadas jovens “bem tentava chutar como eles queriam” mas… “o pé vinha torto”.

Quaresma reconheceu ainda que quando está em forma “é difícil para os defesas” conseguirem travar as suas habilidades.

Daniel Oliveira pediu a Quaresma para o ensinar a fazer a trivela.

“Cuidado para não enterrares o pé”, dizia, entre sorrisos.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir