Mundo

Vídeo: Em matéria de refugiados, temos muito a aprender com as crianças

Alec e Nawar são dois amigos. Um é sírio e calcorreou a montanha, dormiu na pedra e viajou de barco à procura da sobrevivência. Outro é alemão e acolheu-o de braços abertos. Estas duas crianças de 7 anos criaram laços de afetividade profundos, em muito pouco tempo. E mostram que os refugiados não são um problema. Veja o vídeo.

Da Alemanha chega uma história inspiradora, de duas crianças de 7 anos que se conheceram e se tornaram amigas, em muito pouco tempo. Desde que conheceram numa escola de Berlim, Alec e Nawar nunca mais se separaram.

Este vídeo permite-nos conhecer como nasce uma verdadeira amizade, mas relata também a experiência de uma criança refugiada e os desafios que teve de enfrentar para fugir da guerra.

E é impressionante o interesse que a criança alemã revela, sobre o passado do seu amigo sírio. Alec conta em detalhe o trajeto de Nawar até chegar a solo germânico.

Se para os adultos os refugiados podem ser um ‘bicho de sete cabeças’, para as crianças não. Apenas uma oportunidade para criar laços, sem problemas.

Até o traje é curioso. A criança alemã veste calças com um padrão militar, já a síria usa roupa de marca, num sinal de partilha. São vidas que se cruzaram e mudaram, para melhor.

Veja as imagens.

https://www.youtube.com/watch?v=U5IfwugH80o

Em destaque

Subir