Mundo

Vídeo: Incêndio em albergue de refugiados aplaudido por testemunhas

IncêndioDurante um incêndio num albergue para refugiados, na Alemanha, algumas testemunhas “manifestaram alegria pela ocorrência e aplaudiram o incêndio”, contou o agente Thomas Kanut, em declarações à imprensa. Há suspeitas de fogo posto. Veja o vídeo.

Duas pessoas foram detidas, por obstrução ao trabalho dos bombeiros e da polícia, durante o combate a um incêndio num abrigo preparado para receber refugiados, a partir de março, na cidade de Bautzen, na Alemanha.

A polícia alemã está a investigar o caso. O antigo hotel foi preparado em setembro para abrigar até 300 novos refugiados, que iriam ser alojados a partir de março.

Estiveram no local 70 bombeiros a combater as chamas, com o objetivo de diminuir os estragos, mas, acima de tudo, para evitar que se propagassem a edifícios contíguos. Algumas testemunhas estavam felizes com o sucedido e aplaudiram a ocorrência do incêndio. Duas delas foram detidas, por obstrução ao trabalho dos bombeiros e da polícia.

“Durante as operações de combate ao incêndio, várias testemunhas, algumas delas muito jovens e aparentemente alcoolizadas, gritaram para os agentes e para os bombeiros. E alguns pareciam muito felizes com o incêndio. Desde modo, o edifício não abrigará refugiados tão cedo”, explicou Thomas Knaut, porta-voz da polícia de Bautzen.

O incêndio, que se suspeita ter origem em mão criminosa, gerou espanto na comunidade local, que não compreende este receio dos refugiados e coloca a tónica nesse problema.

Uma moradora defendeu que o incidente é um sintoma de um problema maior.

“Eu pergunto-me: ‘de onde vem todo este medo?’ Acho que temos de refletir sobre estes sinais, que nos mostras que há um enorme problema. E temos de o encarar”, afirmou Claudia Steidte, residente em Bautzen.

O fogo surgiu dias depois de uma multidão ter impedido a marcha de refugiados rumo a um abrigo na aldeia de Clausnitz.

Veja o incêndio.

Em destaque

Subir