Ciência

Qual é a música que vem do Espaço? Desde a ida à Lua que o mistério permanece

O mistério de 1969 continua: qual é a música que se ouve no Espaço? A desclassificação das missões Apollo, em 2008, permitiu que agora seja tornada pública uma conversa entre os astronautas da missão Apollo 10. Essa conversa é sobre “uma música estranha vinda do espaço profundo”.

Do infinito ou de mais além? Ainda hoje, quase meio século decorrido desde a missão Apollo 10, a que preparou a chegada à Lua (Apollo 11), nada se sabe sobre “uma música estranha vinda do espaço profundo”,

Em 2008, a desclassificação de vários documentos da NASA permitiu aos investigadores ‘mergulharem’ nos vários mistérios do Espaço. Agora, veio a público uma conversa entre os astronautas da missão Apollo 10.

Quando estavam a orbitar o lado oculto da Lua, já sem contacto com a Terra, Tom Stafford, Eugene Cernan e John Young ouviram, estupefactos, um som inesperado.

Diz então Eugene Cernan: “Esta música soa tipo espacial, não é? Ouviste isto? Este silvo?”

Perante a resposta afirmativa de Tom Stafford, John Young questiona-se sobre o que será.

Os astronautas tecem mais alguns comentários sobre “aquele apitar louco”, que admitem poder ter sido provocado por interferências no sistema de navegação, mas reportam o mistério assim que restabelecem contacto com Houston.

Michael Collins, um dos heróis da Apollo 11, também ouviu a “música” no Espaço: “Se não tivesse sido avisado, teria apanhado um susto”.

“Avisado”, salientou o astronauta, por técnicos de rádio, que avançaram com a interferência entre os rádios de dois módulos como a causa provável para o som que o primeiro homem a pisar a Lua, Neil Armstrong, “disse que parece o vento a bater nas árvores”, segundo Collins.

 

Em destaque

Subir