Mundo

Craque da Liga alemã coloca futebol em segundo plano para doar medula óssea

Willi Orban tem sido uma das figuras da Liga alemã de futebol mas é notícia não por aquilo que faz dentro de campo mas, sim, por aquilo que está a fazer fora das quatro linhas. Num gesto de cidadania, o internacional húngaro inscreveu-se como possível doador de medula óssea, em 2017.

Recentemente, Willi Orban foi contactado para saber se estaria disponível para doar células estaminais a um doente que tem cancro no sangue.

O jogador diz que não pensou muito e resolveu ajudar quem mais precisa, embora reconheça que ficou “surpreendido”.

“Fiquei um pouco surpreendido quando recebi a informação de que era um possível doador”, admitiu, referindo que teve sempre a certeza de que queria ajudar.

“Mas soube logo que queria fazer esta doação diretamente”, assegurou Orban, em declarações aos meios de comunicação do Leipzig, o clube que representa.

“Nem há outra opção”

O jogador não esconde que esta é “uma oportunidade para salvar uma vida humana com muito pouco esforço”.

“Nem há outra opção”, disse, garantindo estar certo daquilo que quer fazer, esperando que tudo possa correr bem na intervenção.

“Espero sinceramente que a minha opção possa ajudar a curar completamente o destinatário”, argumentou o jogador da Liga alemã.

O atleta diz ter muitas aspirações no mundo do futebol para concretizar, mas o maior troféu da carreira neste momento será o de salvar alguém que precisa.

“O meu exemplo mostra que o registo faz todo o sentido”

“Apesar de todas as minhas ambições desportivas, nesse momento isso é secundário”, disse Orban, esperando que o seu exemplo possa inspirar mais pessoas.

“Gostaria que mais pessoas se inscrevessem como doadores de medula óssea, o meu exemplo mostra que o registo faz todo o sentido”, completou o atleta do Leipzig.

Em destaque

Subir