Mundo

Vídeo: Espanha desinfeta praia com lixívia e mata vida animal

Duas associações locais de Zahara de los Atunes, em Cádiz, Espanha, promoveram uma desinfeção da praia com lixívia, provocando a morte da vida selvagem no local.

Em parceria, o Conselho de Moradores da Entidade Local Autónoma e a Associação de Comerciantes optaram por fumigar a praia para “proteção das crianças” que usassem o espaço.

Só que o uso da lixívia matou a vida animal no local, como denunciou María Dolores Iglesias Benítez, dirigente de uma associação ambiental de Zahara de los Atunes.

“Mataram tudo, nem um inseto sequer se vê. Não pensaram que isto é um ecossistema vivo, pensaram que é apenas terra”, criticou a ambientalista.

A desinfeção coincidiu com o período previsto para a nidificação de várias espécies de aves. Os especialistas estimavam que o número de ninhos pudesse duplicar, até pela redução da pressão humana (devido à pandemia, mantém-se a quarentena em Espanha), mas os ovos que não tenham sido intoxicados foram “esmagados pelos tratores”, acrescentou María Benítez.

“Reconheço que foi um erro, mas tínhamos a melhor intenção do mundo”, admitiu Agustín Conejo, presidente da Entidade Local Autónoma, em declarações ao Canal Sur.

A polémica já chegou ao Governo, com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, a enviar um especialista ambiental para o local.

Veja o vídeo.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir