Apresentações/Novidades

Vídeo: Eis o diesel da Audi feito a partir de água e CO2, amigo do ambiente

Chama-se “e-diesel” e é o resultado de um projeto da Audi: um gasóleo amigo do ambiente, feito a partir de água, hidrogénio e dióxido de carbono. Dentro de alguns meses, a marca alemã e a empresa Sunfire devem ter concluído o primeiro lote de “crude azul”.

A Audi, em parceria com a empresa Sunfire, completou a fase de testes do seu novo e-diesel, o gasóleo que nasce da água, do dióxido de carbono e de hidrogénio, num processo inovador que promete revolucionar o mercado.

Apesar de não conter as substâncias tradicionais do gasóleo produzido a partir de combustíveis fósseis, o e-diesel garante iguais resultados, com o benefício de ser mais barato e de resultar de processos de produção mais amigos do ambiente.

O processo de criação deste “crude azul” prevê o aquecimento da água a 800 graus celsius, sendo que a água é dividida em moléculas de oxigénio e de hidrogénio.

Por um lado, o hidrogénio é colocado numa câmara com altas temperatura e pressão. Com a mistura do dióxido de carbono, dá-se origem ao gasóleo verde.

Há uma caraterística que este combustível partilha com o gasóleo tradicional: também pode ser refinado. Mais: poderá ser utilizado no seu estado original ou misturado com o gasóleo que utilizamos nos nossos automóveis, atualmente.

Em Dresden, na Alemanha, a Audi prepara-se agora para começar a produção de 3000 litros, o primeiro lote do combustível sintético. Dentro de alguns meses deverá estar concluído.

Neste vídeo, o processo de criação do “crude azul” é explicado.

Em destaque

Subir