Cultura

Vídeo do novo tema de Lady Gaga aborda violações a universitárias

“Até que te aconteça”. O vídeo do novo tema de Lady Gaga, ‘Til It Happens To You’, é um aviso sobre uma realidade que se tem agravado nas universidades dos EUA: as violações e os abusos sexuais sobre mulheres. Feita para um documentário, a canção é dedicada a quem “sofreu experiências dolorosas”.

Há já algum tempo que não havia uma polémica envolvendo Lady Gaga. A situação é agora ‘corrigida’ com o novo tema, ‘Til It Happens To You’.

A expressão, que se pode traduzir literalmente como “até que te aconteça”, evoca a violência cometida sobre mulheres nas universidades norte-americanas, mais propriamente o problema do crescente número de violações e ataques sexuais.

O tema foi desenvolvido para fazer parte do documentário ‘The Hunting Ground’. A obra, tal como o nome indica (‘zona de caça’, numa tradução literal), aborda esse problema da ‘caça’ às mulheres para fins abusivos.

Dedicando a música “a quem sofreu experiências de vida dolorosas”, Lady Gaga fez ainda questão de deixar um aviso bem explícito, no final do vídeo: “Uma em cada cinco universitárias serão violadas este ano se nada for alterado”.

A cantora revelou ainda que parte das receitas arrecadadas com as vendas de ‘Til It Happens To You’ será entregue a instituições que apoiem vítimas de violações ou abusos sexuais: “Esperamos que sintam o nosso amor e solidariedade através da canção e talvez encontrem alguma paz em saberem, através deste filme, que não estão sós”.

Em destaque

Subir