Hoje é dia

9 de janeiro, nasce Nixon, o mais polémico Presidente dos EUA

A 9 de janeiro, recorda-se uma figura histórica dos EUA: Richard Nixon, 37.º Presidente norte-americano, cujos mandatos estão associados ao escândalo Watergate. Nixon nasceu neste dia, em 1913.

Richard Nixon foi eleito Presidente dos EUA em 1968, sucedendo a Lyndon Johnson. Viria a recandidatar-se em 1972, derrotando o senador democrata George McGovern, de forma esmagadora, com triunfos em 48 dos 50 estados.

A sua presidência está associada ao escândalo Watergate, sendo que Nixon ainda hoje é o único Presidente dos EUA que renunciou ao cargo.

Esta decisão, em 1974, surge na sequência do seu envolvimento em denúncias de escutas ilegais, no Partido Democrata, num caso que provocou cinco detenções. Nixon sabia deste escândalo, que marca eternamente a história política dos EUA.

Uma obra polémica publicada recentemente dá conta de uma relação que Richard Nixon terá mantido com um banqueiro norte-americano.

O livro, chamado ‘Nixon’s Darkest Secrets’ [os segredos mais obscuros de Nixon], da autoria de Don Fulsom, jornalista correspondente da Casa Branca, levanta o véu sobre “o mais problemático Presidente dos EUA”.

A obra revela ainda que o antigo Presidente norte-americano era conhecido entre os seus assessores como “O Nosso Bêbado”.

Segundo o autor Don Fulsom, Richard Nixon, além de “alcoólico”, era “muito violento com a sua mulher” e maltratava-a de forma reiterada.

‘Os Segredos Mais Obscuros de Nixon: A História do mais Problemático Presidente da América’ conta ainda a história de uma relação homossexual entre Nixon e um banqueiro com alegadas ligações à máfia: Charles Rebozo.

Segundo o FBI, Rebozo – figura sempre presente na Casa Branca – tinha um relacionamento muito próximo com Santo Trafficante e Alfred Polizzi, os maiores gangsters da década de 60. A proximidade com Nixon foi íntima: ambos terão sido vistos, num jantar, de mão dada.

Para escrever este livro, Fulsom recorreu a informações que foi recolhendo, ao longo dos tempos em que foi jornalista e correspondente da residência oficial do Presidente, nos tempos em que Nixon liderava os EUA.

Mas o autor foi buscar relatórios oficiais e realizou diversas entrevistas com funcionários da Casa Branca.

Hoje, dia em que se assinala o nascimento de Nixon, é revisitada a história do mais polémico Presidente dos EUA.

Nasceram a 9 de janeiro Luísa Todi, cantora lírica portuguesa (1753), Søren Sørensen, químico dinamarquês (1868), Simone de Beauvoir, filósofa, feminista e escritora francesa (1908), e Richard Nixon, Presidente dos EUA (1913).

Nasceram ainda Otto Glória, treinador de futebol brasileiro (1917), Joan Baez, cantora norte-americana (1941), Jimmy Page, guitarrista britânico (1944), e Rigoberta Menchú, precursora dos direitos humanos na Guatemala, Nobel da Paz (1959).

Morreram neste dia Nicolas Durand de Villegagnon, oficial francês (1571), Bernard le Bovier de Fontenelle, escritor francês (1757), Napoleão III, imperador da França (1873), Houston Stewart Chamberlain, escritor inglês (1927), e Kenichi Fukui, Nobel de Química (1998).

Em destaque

Subir