Mundo

Quantos polícias são precisos para deter um menor que não usou o passeio?

O ‘crime’: não atravessou a rua de acordo com as regras. A ‘pena’: a agressividade de nove agentes. A reação: revolta das testemunhas. Veja o vídeo.

A cidade de Stockton, na Califórnia, parecia viver momentos de terror, na passada terça-feira. As sirenes dos carros da polícia entoavam a melodia do pânico. Tudo porque um rapaz de 16 anos não atravessou a rua de acordo com as regras e porque resistiu à detenção.

Um adolescente norte-americano foi detido pela polícia, que se excedeu no uso da força.

Os populares assistiam ao duelo entre um agente e o menor. E gritavam, com revolta: “Ele um miúdo! Deixem-no em paz. Ele não fez nada de errado! Tudo isto por causa de uma criança?!”.

O agente que tenta a detenção ordenava ao ‘suspeito’ para “parar de resistir”. O contingente policial reforça-se, com um, dois, três, nove elementos, alguns com as mãos nas armas, a fazer uma barreira de proteção perante os populares e a exibirem a sua força.

O excesso de zelo é evidente e nem a desobediência do rapaz, desarmado, justifica esta atuação das forças de segurança.

O menor foi acusado de resistência à detenção. Estaria a atravessar perto de um terminal de autocarro da cidade, quando um agente o apanhou, tentando imobilizá-lo.

Veja o vídeo que provocou revolta nas redes sociais.

Em destaque

Subir