Nas Notícias

Vídeo: Dica da PSP sobre rotundas dá confusão

A PSP republicou um vídeo que ensina como circular corretamente nas rotundas, mas vários internautas descortinaram uma situação dúbia… e está lançada a confusão.

A teoria é simples. Na prática, a interpretação da lei depende do agente da autoridade.

No vídeo da PSP, o carro azul escuro circula pela faixa mais à direita da rotunda, quando deveria entrar para a do meio e, após a primeira saída, passar para a faixa mais à direita (ver seta azul clara).

O procedimento do carro azul escuro deveria ser semelhante ao do azul claro: circular pelo meio e, só depois de passando pela saída anterior à pretendida, passar para a direita.

“O veículo azul escuro, que segue a seta azul clara, circula na via mais à direita da rotunda sem sair na primeira saída, pelo que está em infração ao Código da Estrada”, apontou um internauta.

Descreve o ponto c) do artigo 14.º-A do Código da Estrada, referente a rotundas:

“Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída [que não a primeira], só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções”.

Há também quem critique a simplicidade dos exemplos quando na realidade impera a ‘lei da selva’.

“Agora mostrem com um diagrama semelhante como é que se circula numa rotunda com cinco faixas de rodagem e seis saídas, como é o caso da Rotunda do Relógio, em Lisboa, onde nunca nem ninguém respeita as regras”, protestou outra internauta.

A tentativa de esclarecimento da PSP deu origem a confusão:

Porque a vida dá muitas voltas, nas rotundas dê-as em segurança. 😀

Publicado por Polícia Segurança Pública em Domingo, 23 de Outubro de 2016

Em destaque

Subir