Nas Notícias

Vídeo: Catarina Martins apanhada pelo ‘E Se Fosse Consigo?’

A líder do Bloco de Esquerda foi uma das apanhada do programa da SIC ‘E Se Fosse Consigo?’. Veja o vídeo.

Catarina Martins seguia no Jardim da Estrela, em Lisboa, e depara-se com o comportamento violento de um jovem – que exige à namorada que lhe entregue o telemóvel, ameaçando-a fisicamente e insultando-a.

Na verdade, toda a cena é simulada e faz parte do programa ‘E Se Fosse Consigo?’, que tenta, neste caso, alertar para a violência no namoro.

A discussão gera desconforto a quem assiste e incapacidade em reagir, por parte dessas testemunhas. Perante um jovem de cabeça perdida e uma vítima de um crime, há quem tema tomar uma atitude, ou quem não saiba o que fazer.

Catarina Martins não revelou medo, nem desconhecimento. A líder do Bloco acalma o jovem, pergunta que necessita de ajuda. É convidada a deixar o local.

Mas não é essa a decisão da deputada, que insiste em tomar a atitude correta. “Sabe que a discussão de namorados é crime público, não sabe? Quando é violenta”, diz a bloquista, dirigindo-se ao rapaz violento.

Catarina Martins telefona à polícia, mas é interrompida pelo jovem, que se apresenta mais calmo, nesta cena ensaiada.

“Gostava de que alguém lhe tirasse o seu telemóvel e estivesse aos berros consigo na rua?”, pergunta, falando de “dignidade” e “respeito”.

E termina com uma frase: “Se fosse consigo, também não gostava”.

Precisamente. É esse o título deste projeto da SIC. “E se fosse consigo?”.

Entretanto, Catarina Martins já reagiu ao apanhado.

“Fui uma das ‘apanhadas’ do programa. O tema é a violência no namoro. Ficar indiferente não é uma opção. O programa tem chamado a atenção pelos melhores motivos. A Conceição Lino e toda a equipa estão de parabéns. E sempre vos digo que são muito bons atores. Nunca pensei que fosse uma simulação”, escreve, no Facebook.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir