Mundo

Ataque a mesquita filmado por testemunha

Morreram oito pessoas num ataque suicida ocorrido numa mesquita de Al-Asha, cidade da Arábia Saudita. Um vídeo mostra o momento em que se dá a explosão. Imagens que podem perturbar as pessoas mais sensíveis.

O ataque foi perpetrado por dois homens, que tinham cintos carregados de explosivos. Além das oito vítimas mortais, há mais 18 pessoas que ficaram feridas, números superiores aos que foram anteriormente avançados pela Associated Press (AP).

Oito pessoas perderam a vida e outras 18 ficaram feridas (números provisórios), em resultado de um atentado suicida, numa mesquita de Al-Asha, na região leste da Arábia Saudita.

O ataque foi levado a cabo por dois homens, que transportavam cintos carregados de explosivos. Um vídeo regista o momento em que um dos homens faz a detonação.

A forte explosão é seguida de disparos, por parte do outro terrorista. O impacto dos explosivos provocou um corte de energia e gerou-se um natural pânico, no interior da mesquita.

Um dos suspeitos do atentado foi detido pelas autoridades locais, mas continuam as investigações, até porque não se tratará de um ato isolado.

O ataque à mesquita ocorreu na passada sexta-feira e, segundo revela uma testemunha à AP, o número de vítimas é superior ao inicialmente avançado.

O atentado terrorista ainda não foi reivindicado. A mesquita fica situada no bairro Mahesen de Al-Ahsa. Este foi o segundo ato do género contra uma mesquita xiita naquela cidade saudita, numa região rica em petróleo.

 

Esta ocorrência estará relacionada com a execução de oficiais sauditas, no início do ano. Entre um grupo de condenados por terrorismos, estava Nimr al-Nimr, clérigo xiita daquela zona do país.

Após a morte de al-Nimr, surgiram violentos protestos e outros atentados, um deles na embaixada saudita em Teerão, capital do Irão.

As imagens, divulgadas por uma estação de televisão saudita, podem perturbar as pessoas mais sensíveis.

Em destaque

Subir