Mundo

Vídeo: Aplicação que deteta políticos corruptos premiada

Uma aplicação móvel que tem a capacidade de detetar corruptos foi distinguida no Cannes Lions 2018, na categoria Mobile.  O Detetor de Corrupção, criado pela Grey para o instituto Reclame Aqui, está disponível para Android e iOS. É a ferramenta mais odiada pelos políticos brasileiros e a mais adorada pelos cidadãos.

A app, gratuita, recorre ao reconhecimento facial para “detetar os processos de corrupção e improbidade administrativa que cada político responde na justiça”.

Basta um telemóvel e uma foto de um político para perceber se se trata de uma pessoa idónea. A aplicação consegue ‘ler’ fotografias através de imagens de televisão, de um computador, de um jornal, ou mesmo ao vivo.

O Detetor de Corrupção – odiado por políticos, mas adorado pelos cidadãos – analisa a imagem e identifica o visado, recorrendo, posteriormente, a informações que constam de diversas instâncias judiciais, deste o Tribunal Federal, ao Supremo Tribunal de Justiça, ou nos tribunais regionais federais. E reúne o cadastro, de forma instantânea.

Bastou uma semana para que se tornasse na aplicação com mais downloads, no Brasil, um país onde a corrupção na política aumenta, aparentemente de forma imparável. Mais de 400 mil pessoas instalaram a app nos seus telemóveis.

Segundo a Hypeness, acaba de receber um prémio internacional.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=OB9BK7NM9146

Em destaque

Subir