Nas Notícias

Tempo instável com temperaturas a baixar

Os dias com tempo instável vão continuar e, neste sábado, é de esperar também uma “pequena descida da temperatura máxima” na generalidade do território continental. A chuva vai continuar não apenas no continente, mas também nos Açores e na Madeira, embora que nos arquipélagos seja na forma de “aguaceiros em geral fracos”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica na previsão que este será um sábado de “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste e interior do Alentejo até ao início da tarde, com possibilidade de ocorrência de chuvisco no litoral centro”.

A meteorologista Ângela Lourenço alerta ainda para um “aumento de nebulosidade durante a tarde no interior norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros nas zonas montanhosas da região norte, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada”.

A chuva tem sido constante e o IPMA já explicou esta situação.

“Se pensarmos no dia isoladamente é uma situação normal. As pessoas falam muito das trovoadas e da chuva, mas é uma situação típica de verão. Aqui o que talvez possa não ser tão comum é a persistência, a sequência de dias em que estas condições meteorológicas se repetem poderá não ser tão comum acontecer”, disse a meteorologista Ângela Lourenço.

A temperatura vai baixar com o Porto a não ultrapassar os 23 graus de máxima e os 17 de mínima, tal como na capital, sendo ainda de esperar igual temperatura mínima em Faro (e uma máxima de 24 graus).

Bragança será a localidade mais quente, com os termómetros a chegarem aos 30 graus.

Madeira e Açores

Para o arquipélago dos Açores o aviso dos especialistas do tempo indica que podem cair “aguaceiros em geral fracos especialmente na madrugada e manhã”, enquanto que na Madeira os aguaceiros devem ser “mais frequentes até final da tarde”.

Quanto a temperaturas, a máxima não ultrapassará os 23 graus no Funchal e os 25 em Ponta Delgada, com ambas as localidades a terem uma mínima de 19.

Estado do Mar

A costa ocidental deverá ter “ondas de oeste-noroeste com um metro” e com temperatura da água do mar a rondar os 17/19ºC.

Quanto à costa sul deve apresentar ondas de “sudoeste inferiores a um metro”, com a água do mar a ter uma temperatura a rondar os 17/22ºC.

Em destaque

Subir