Nas Notícias

Vídeo agressivo do IRA era… uma peça de humor do grupo

A TVI apresentou ontem uma reportagem sobre o IRA – Intervenção e Resgate Animal, denunciando alegadas práticas terroristas e criminosas. O trabalho jornalístico apresentou excertos de um vídeo que, segundo a estação de Queluz, conta com um elemento do PAN. Acontece que esse vídeo é uma peça humorística.

Nesta quinta-feira à noite, a TVI apresentou uma reportagem sobre o grupo de Intervenção e Resgate Animal (IRA), que atua de forma encapuzada no resgate de animais maltratados.

O trabalho jornalístico, que ainda aponta para alegadas ligações do PAN a esta entidade, associa o IRA a terrorismo.

A reportagem fala em “perseguições armadas aos donos” e confirma que nem todos os procedimentos do grupo são legais (o líder do IRA assumiu que há ações “paralelas à lei”).

De acordo com a estação televisiva, a entidade está a ser investigada pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária e pelo Ministério Público.

Porém, uma das bases da investigação jornalística é um vídeo que foi apresentado, não na íntegra, mas em excertos.

Alguns elementos do grupo surgem de cara tapada, encapuzados ou com máscaras, munidos de machados e outras armas, numa aparência assustadora.

Cristina Rodrigues, que faz parte da comissão política do PAN e foi candidata à Câmara Municipal de Sintra, além de ser chefe de gabinete do deputado André Silva, parece ser o rosto desse vídeo.

E entrevistada pela TVI, não conseguiu negar que é a mulher encapuzada que surge como personagem principal neste vídeo.

Acontece que o registo é uma peça humorística, como se poderá perceber, observando-o na íntegra.

“Adorei. Muitas verdades a rir, e por mais que não queiram saber… Vocês para mim são o que Portugal tem de melhor. Espero que vocês existam sempre…”, pode ler-se, num dos comentários.

Veja as imagens.

Em destaque

Subir