Fórmula 1

Verstappen vence GP do México e Hamilton é Campeão do Mundo

Max Verstappen venceu o Grande Prémio do México de Fórmula 1, disputado este domingo no Autódromo Hermanos Rodriguez. Uma prova onde Lewis Hamilton arrebatou finalmente o seu quinto título mundial ao terminar na quarta posição.

Tidos à partida como favoritos, os pilotos da Red Bull tiveram sortes muito distintas na prova mexicana, pois enquanto Verstappen arrancou bem e assumiu a liderança largando da segunda posição, Daniel Ricciardo não aproveitou a ‘pole position’ e viu-se suplantado por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

O australiano ainda conseguiria recuperar um lugar ao finlandês da Mercedes, mas a sua prova nunca mais foi a mesma. O facto dos Red Bull desgastarem menos os pneus super macios da Pirelli, permitiu a Ricciardo efetuar apenas uma paragem, tal como Verstappen, que regressou à liderança mal terminou o primeiro ciclo de ‘pit-stops’.

A degradação rápida dos pneus, sobretudo nos Mercedes, fez com que Hamilton rapidamente tivesse que rumar às boxes pela segunda vez, sendo de imediato imitado por Bottas. Nesta altura Verstappen ganhava uma importante vantagem na frente e Ricciardo ficava numa boa posição para o secundar.

Os Ferrari não faziam muito melhor que os pilotos da Mercedes, mas Sebastian Vettel conseguia ser a maior ameaça para Max Verstappen quando Lewis Hamilton parou pela terceira vez. Mais uma vez a granulação dos pneus causava problemas ao britânico, que se viu relegado para o quinto lugar, que passou a quarto quando o motor do Red Bull # 3 causou o oitavo abandono da época a Daniel Ricciardo.

Embora Vettel fizesse um ‘forcing’ para se chegar a Verstappen, o holandês já estava demasiado longe para que o alemão pudesse sequer pensar impedi-lo de vencer. Mais atrás a terceira paragem de Hamilton catapultou Kimi Raikkonen para o último lugar do pódio. Mas como para o britânico bastava ser sétimo o quinto campeonato foi garantido assim que cruzou a linha de chegada.

Bem atrás de Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg foi o melhor dos ‘outros’, confirmando o bom acerto dos Renault para o traçado mexicano, onde Carlos Sainz Jr poderia ter ficado nessa posição, pois rodava à frente do seu companheiro de equipa antes de ser obrigado a abandonar.

A desistência do espanhol acabou por favorecer Charles Leclerc e o seu sétimo lugar, à frente de um Stoffel Vandoorne cuja consistência pagou com pontos que o belga já não conseguia há muito tempo e que compensou a McLaren pela perda precoce de Fernando Alonso.

Classificação

1º Max Verstappen (Red Bull) 71 voltas

2º Sebastian Vettel (Ferrari) + 17,316s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 49,914s

4º Lewis Hamilton (Mercedes) + 1m18,730s

5º Valtteri Bottas (Mercedes) + 1 volta

6º Nico Hulkenber (Renault) + 2 voltas

7º Charles Leclerc (Sauber) + 2 voltas

8º Stoffel Vandoorne (McLaren) + 2 voltas

9º Marcus Ericsson (Sauber) + 2 voltas

10º Pierre Gasly (Toro Rosso) + 2 voltas

Em destaque

Subir