Mundo

Velório de criança interrompido pela polícia no Brasil

Agentes da polícia de um departamento de Feira de Santana, no Brasil, interromperam o velório de uma criança, na manhã desta segunda-feira. O corpo de Ana Caroline, de um 1 ano e 11 meses, teve de ser submetido a autópsia.

Um velório de uma criança foi interrompido pela polícia brasileira, nesta segunda-feira, em virtude da falta de um procedimento obrigatório: a criança morrera no domingo, atingida por um portão na cabeça. E neste tipo de ocorrências exige-se o exame que determine a causa de morte.

Os familiares de Ana Caroline foram surpreendidos com a presença de agentes da polícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Igreja Assembleia de Deus, na Feira de Santana, município brasileiro do estado da Bahia.

“Recebemos uma denúncia e fomos até o local com uma equipa do Departamento de Polícia Técnica. No local conversámos com os familiares da vítima e informá-los de que teríamos que levar o corpo para o para fazer a autópsia, por se tratar de uma morte violenta”, afirmou a agente da DPT, Martine Veloso, citada pela imprensa brasileira.

A menina tinha sido atingida por um portão na cabeça, no domingo. Ao contrário do que determinam os procedimentos legais, a clínica não deveria ter libertado o corpo para as cerimónias fúnebres, uma vez que neste tipo de mortes exige-se uma autópsia.

“É necessário que as pessoas saibam que em casos como estes – por exemplo, uma morte provocada por uma queda – o corpo tem que passar por perícia. Só os peritos têm competência para identificar as causas mortais”, esclarece.

A agente garante ainda que o procedimento dos polícias no velório foi feito em respeito pela vítima e pelos seus familiares. “Os pais compreenderam. Pedi aos médicos legistas para realizar a autópsia o mais rapidamente posssível. O corpo foi libertado para o funeral duas horas mais tarde”, revela ainda Martine Veloso.

A causa da morte será determinada dentro de dias. A menina sofreu um traumatismo craniano grave, quando brincava com outras crianças e foi atingida por um portão. Ana Caroline completaria 2 anos no próximo dia 30.

Em destaque

Subir