Motores

Tudo a postos para os testes de Le Mans

Os testes de Le Mans que este fim de semana decorrem em La Sarthe são vistos como a ‘prova dos nove’ para a mais famosa corrida de 24 horas do Mundo Depois de muitas horas de pista em muitos outros circuitos, em corrida ou em testes privados, chegou finalmente o tempo de pisar finalmente o traçado de La Sarthe para os testes oficiais para as 24 Horas de Le Mans. Raramente vistos como o verdadeiro reflexo do andamento em corrida, estes ensaios são imprescindíveis.

Pilotos e equipas têm a oportunidade de completar algumas voltas no extenso traçado de La Sarthe fora do fim de semana da corrida, e para os estreantes é uma boa forma de se acostumarem com a pista antes dos treinos oficiais.

Todas as equipas utilizam estes testes para também avaliarem consumos e durabilidade dos pneus, ao mesmo tempo que treinam vários procedimentos, como paragens nas boxes e trocas de pilotos.

Em termos desportivos Nick Tandy e Earl Bamber voltam a competir juntos em Le Mans ao mesmo tempo que André Lotterer conhece a sua primeira experiência com a Porsche na pista francesa, depois de muitos anos a competir pela Audi.

A Toyota também alinha com um terceiro TS050 Hybrid que não competiu na edição de 2016, guiado por dois estreantes em Le Mans, Yuji Kunimoto e José Maria Lopez, para os quais serão importantíssimos estes dois dias de testes para conhecer em detalhe o traçado de La Sarthe. Menos notada será o regresso de Marco Bonanomi, já que o italiano o faz no pouco competitivo ENSO CLM da ByKolles.

Já em LMP2 estes ensaios assumem também muita importância, com os quatro chassis homologados para 2017 – Riley, Oreca, Ligier e Dallara – a ostentarem novos kits aerodinâmicos para Le Mans.
Em geral os protótipos da classe estão mais fiáveis, sendo que para já neste capítulo levantam mais preocupação as caixas de velocidades Hewland que equipam os Ligier JSP217, já que nos restante ‘reinam’ as transmissões da X-Trac. Mas há outros problemas recorrentes, como é o caso da eletrónica da Cosworth para os motores dos Oreca e dos Dallara.

Estes ensaios são também uma oportunidade para vermos novas decorações pensadas propositadamente para a grande ‘clássica’ de endurance na Rebellion Racing, Tockwith Motorsport – fazendo regressar as cores da Gulf – Algarve Pro. Eurasia e ARC Bratislav, enquanto que se estreia o WeatherTech Riley.
Em termos de nomes Rubens Barricello surge como o grande nome, no Dallara no Racing Team Nederland de Jan Lammers, Romain Dumas na Signatech Alpine e Felix Rosenqvist no Oreca da DragonSpeed. Além, é claro, de Filipe Albuquerque no Ligier da United Autosports.

Em destaque

Subir