Fórmula 1

Toro Rosso confirma regresso de Daniil Kvyat

Após um ano de interregno Daniil Kvyat vai regressar à equipa Toro Rosso, equipa que escolheu o Grande Prémio da Rússia para confirmar que o piloto russo será um dos seus pilotos em 2019.

Dispensado pela Red Bull no final de 2017, Kvyat foi piloto de ensaios da Ferrari este ano. Mas agora a equipa de Faenza – a mesma que lhe deu a sua primeira oportunidade na Fórmula 1 em 2014 – voltou a chamá-lo.

O piloto de Ufa, ex-campeão da GP3 Series, teve um começo auspicioso na F1, batendo um mais experimentado Jean-Eric Vergne, antes da Red Bull o promover à equipa principal depois da saída de Sebastian Vettel para a Ferrari. Contudo Kvyat não seria feliz na formação de Milton-Keynes, sendo novamente despromovido à Toro Rosso em 2016 em favor de Max Verstappen, apesar de um forte começo com um top três na China.

Depois disso o piloto russo acabaria também por perder o seu lugar na equipa de Faenza na sequência de vários erros, sendo substituído por Pierre Gasly no GP da Malásia de 2017.

Agora, com a promoção de Gasly à Red Bull Racing, substituindo Daniel Ricciardo, e devido à escassez de talentos – no entender do responsável pelo ‘scoutinhg’, Helmut Marko – a empresa de bebidas energéticas optou por chamar de novo Daniil Kvyat para a Toro Rosso.

“Quero agradecer à Red Bull e à Toro Rosso por me dar estar oportunidade de regressar às Fórmula 1 como titular. Estou particularmente contente por regressar a uma equipa que conheço bem e aprecio. A Toro Rosso sempre me fez sentir como em casa e estou certo de que será a mesma coisa no próximo ano”, reagiu o piloto russo.

Kyat também agradece à Ferrari pela compreensão e por lhe “ter dado a oportunidade de trabalhar como piloto de desenvolvimento”, aprendendo muito junto da formação de Maranello, sentido-se agora “mais forte e preparado do que nunca”, e reitera: “Nunca perdi a esperança de regressar à competição. Sinto-me mais jovem e fiquei em forma para aproveitar a menor oportunidade que se me apresentasse”.

Em destaque

Subir