Fórmula 1

Honda negoceia japonês Yamamoto com a Red Bull para a Toro Rosso

Naoki Yamamoto, bicampeão da Super Formula no Japão, poderá ser a próxima nova ‘cara’ na Fórmula 1, pois a Honda quer que o piloto possa vir a guiar para a Toro Rosso.

O construtor japonês fornece motores à Red Bull Racing e à equipa de Faenza, e isso poderá ser decisivo para fazer entrar o piloto nipónico de 31 anos na disciplina máxima do automobilismo.

Yamamoto reúne as condições para obter a necessária super licença, e é provável que passe a integrar o programa Red Bull Junior Team. As palavras de Masahi Yamamoto, diretor da Honda para a F1, vão nesse sentido.

“Confirmamos que estamos em conversações sobre ele com a Red Bull e Helmut Marko. Fizemos uma boa proposta, mas não se trata apenas de uma decisão da Honda. É uma decisão da equipa. Temos de falar com Naoki, claro. Ele também participa em vários campeonatos”, referiu o responsável da Honda.

Já passou mais de uma década desde que o construtor japonês levou um piloto nipónico à F1, com Takuma Sato – atualmente a competir na IndyCar Series – a ser o último, em 2008.

A Honda tem apoiado vários pilotos japoneses nas categorias de promoção, nomeadamente Naoki Yamamoto. Tadasuke Makino, Nirei Fukuzumi e Yuki Tsunoda, vencedor na F3 que é apontado à Fórmula 2 na próxima temporada, e que concluiu o campeonato FIA de F3 entre os dez primeiros.

Masahi Yamamoto admitiu que atualmente “é muito difícil” aos pilotos do programa Honda terem uma oportunidade na Fórmula 1, já que estão em causa vários talentos. Mas acredita de Naoki “talvez” possa suceder a Takuma Sato na disciplina. “Claro que o talento ou a rapidez também conta, mas não apenas”, salienta o mesmo responsável.

Em destaque

Subir