Motores

Tiago Monteiro vence segunda corrida do TCR em Macau

tiagomonteiromacau7

Tiago Monteiro esteve em destaque na Corrida da Guia, a derradeira prova do International TCR Series, ao somar uma vitória e um terceiro lugares nas duas corridas realizadas este domingo no traçado urbano do antigo território português do extremo oriente.

Depois de um primeiro confronto bastante caótico e ganho pelo suíço Stefano Comini e onde Tiago foi terceiro, o piloto português da Honda não perdoou impôs-se na segunda corrida.

Apesar de largar da terceira posição da grelha, Tiago Monteiro atacou a liderança e os dominadores Volkswagen Golf Leopard de Stefano Comuni e Jean-Karl Vernay. Fê-lo logo de início e procurou de imediato afastar-se, conseguindo uma certa vantagem até a corrida ser interrompida devido ao despiste de Sunny Wong.

Depois de uma demorada paragem para limpar a pista, a prova foi retomada, com Tiago a conseguir novamente ‘fugir’ dos seus principais adversários, que se entretinham numa luta pelo segundo lugar, que acabou por pertencer a Vernay.

O francês ainda tentou uma aproximação ao piloto português mas teve mesmo que se contentar com a segunda posição, diante de Pepe Oriola, que conseguiu também deixar Comini para trás, com Dusan Borkovic a fechar o top cinco.

tiagomonteiromacau6

No final Tiago Monteiro estava naturalmente radiante: “Já cá estive em muitas outras ocasiões, na F3 e no WTCC e estive várias vezes perto de ganhar. Há dois anos a três voltas do fim a caixa da direção partiu. Nessa altura perdi tudo e por isso estava a precisar de me vingar. Sabia que íamos conseguir e que quando surgiu esta oportunidade aceitei de imediato”.

Já na primeira corrida houve uma série de incidentes que também obrigaram a a uma amostragem de bandeira vermelha, estavam decorridas apenas cinco voltas, Stefano Comini estava na frente de Jean-Karl Vernay e Tiago Monteiro, numa fase em que James Nash já estava de fora depois de ter batido nos rails. Ou seja apenas 50 por centro da corrida estava cumprida, deixando Vernay 25 pontos atrás de Comini no campeonato.

O suíço tinha arrancado melhor, face a Tiago e a Vernay, que passou o piloto do Porto na curva do hotel Lisboa, com Gianni Morbidelli a ser uma das ‘vítimas’ da primeira volta da corrida, ao bater na zona do Mandarim.

Problemas no carro da Sergey Afanasyev obrigaram à entrada do Safety Car, atrás do qual a prova terminou três voltas mais tarde.

stefanocominimacau3

Classificação
Corrida 1
1.º Stefano Comini (Volkswagen) 5 voltas
2.º Jean-Karl Vernay (Volkswagen) + 1,047s
3.º Tiago Monteiro (Honda) + 1,467s
4.º Dusan Borkovic (SEAT) + 1,844s
5.º Pepe Oriola (SEAT) + 2,191s

Corrida 2
1.º Tiago Monteiro (Honda) 7 voltas
2.º Jean-Karl Vernay (Volkswagen) + 0,926s
3.º Pepe Oriola (SEAT) + 1,441s
4.º Stefano Comini (Volkswagen) + 2,594s
5.º Dusan Borkovic (SEAT) + 3,077s

Em destaque

Subir