Motores

António Félix da Costa vence Grande Prémio de Macau

felixdacostamacau7

Depois de ter imposto na corrida de qualificação no sábado António Félix da Costa ganhou a corrida principal do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, realizada este domingo no circuito da Guia.

O piloto português fez mais uma prova inteligente, pois embora tenha perdido inicialmente a liderança que lhe era conferida pela ‘pole position’ conseguiu recuperar e impor-se com grande autoridade.

Félix da Costa mostrou mais uma vez ser o homem das oportunidades, já que depois do ‘safety car’ ter entrado em pista à sétima volta logrou recuperar o comando a Sérgio Sette Câmara, seu companheiro de equipa na Carlin.

Sette Câmara tinha usado o ‘cone de ar’ para deixar para trás Callum Illot e Félix da Costa numa só ultrapassagem na zona do Mandarim Oriental, mas a liderança do brasileiro seria reduzida mesmo antes da neutralização da corrida, para que o monolugar de Nikita Mazepin, acidentado em Faraway, fosse rebocado.

felixdacostamacau8

No reinício da prova, à sétima volta, António Félix da Costa não perdoou e encontrou uma forma de deixar Sérgio Sette Câmara para trás, antes do ‘safety car’ voltar a entrar em pista, desta vez devido ao acidente que envolveu Nick Cassidy.
O reatamento da corrida deu-se à 13.ª volta, e Félix da Costa não se deixou surpreender, face a um Sette Câmara que passou a ter Félix Rosenqvist a pressioná-lo, acabando mesmo por perder a segunda posição para o sueco.

Rosenqvist ainda tentou aproximar-se de Felix da Costa, mas o português soube defender muito bem a primeira posição alcançando a sua segunda vitória em Macau.

Comparando o seu triunfo em 2012, António afirmou: “Talvez esta saiba melhor. Não era suposto eu vir, não era para estar aqui, não deveria estar ainda a corrida na Fórmula 3. Se me dissessem durante a semana que ia ficar entre os cinco primeiros diria que seria fantástico”.

“Mas hoje estava rápido. Tinha de fazer isto. Estou super feliz pelo que consegui e tenho de agradecer à minha equipa, pois eles deram-me um carro perfeito para fazê-lo. Sou um tipo feliz”, acrescentou o piloto de Cascais.

rosenqvistmacau3

Classificação
1.º António Felix Da Costa (Dallara-Volkswagen) 15 voltas
2.º Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) + 1,603s
3.º Sérgio Sette Câmara (Dallara-Volkswagen) + 3,194s
4.º Kenta Yamashita (Dallara-Tomei) + 3,862s
5.º Callum Ilott (Dallara-Mercedes) + 4,348s
6.º Jake Hughes (Dallara-Volkswagen) + 6,191s
7.º George Russell (Dallara-Mercedes) + 7,027s
8.º Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) + 7,840s
9.º Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) + 9,361s
10.º Alexander Sims (Dallara-Mercedes) + 11, 294s

Em destaque

Subir