Motores

Thierry Neuville vence Rali da Argentina por apenas sete décimas

Thierry Neuville venceu o Rali da Argentina, depois de uma última etapa que, apesar de curta, foi imprópria para cardíacos. Isto porque o belga da Hyundai se impôs por somente sete décimas (!). Era difícil pensar num argumento para um final de rali mais emocionante.

Arrancando para este último dia a 11,5s de Elfyn Evans, Neuville sabia que tinha nas suas mãos a sua segunda vitória da época no Campeonato do Mundo de Ralis, e fez tudo para a conseguir e merecer.

Evans fez tudo para segurar a liderança, mantendo-a até à ‘Power Stage’ que encerrava a prova. Na primeira classificativa perdeu dois segundos e meio, para depois sentir problemas no Ford Fiesta RS WRC ‘calçado’ com pneus Dmack e a diferença ficou apenas ‘presa’ por seis décimas.

Na ‘Power Stage’ o galês acusou a pressão e deu um toque numa ponte. E esse foi o ‘golpe de misericórdia’ para que Neuville saltasse para um triunfo que já se antecipava.

Para Elfyn Evans foi uma espécie de ‘morrer na praia’, já que dominara a prova quase desde o seu início, mas a ‘limpar a estrada’ o galês sabia que seria muito difícil aguentar um piloto experiente como Thierry Neuville atrás de si.

À parte desta ‘guerra’ pela vitória, destacou-se o último lugar do pódio obtido por Ott Tanak, de certa forma esperado depois de se ter percebido que o estónio não tinha capacidade para acompanhar Neuville e que Sebastien Ogier tinha tido problemas que o deixaram distante da discussão por um dos três primeiros lugares.

Mais uma vez o Ford Fiesta WRC não funcionou como um ‘relógio’ e isso acaba por explicar a quarta posição final, diante de um Jari-Matti Latvala que acabou por ser feliz. O Toyota Yaris WRC não tinha a potência que precisava para lutar pelos lugares da frente, mas acabou por beneficiar de problemas alheios, nomeadamente os sofridos pelos dois pilotos da Citroën e também por Hayden Paddon e Dani Sordo.

Classificação final

1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) 3h38m10,6s
2º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 0,7s
3º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 29,9s
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta) + 24,7s
5º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota) + 1m48,1s
6º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 7m42,7s
7º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 11m16,9s
8º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 14m44,1s
9º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 15m11,3s
10º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 17m32,1s

Em destaque

Subir