Motores

Temporada de Ralicross fecha com ‘chave de ouro’ em Sever do Vouga

Possivelmente pelo facto de ser a prova encerramento da temporada, a prova de Sever do Vouga fechou o Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross com uma ‘enchente’ de concorrentes.

A prova do Vouga Sport Club viu consagrar-se alguns dos Campeões de 2018, com Rafael Rocha a garantir o cetro de Super Iniciação, tal como Santino Mendes na Super Nacional 2 RM, João Ribeiro na Super 1600 e Pedro Rosário no Kartcross.

Outras novidades desta jornada foi o facto de João Novo ter sido o piloto mais novo de sempre a ganhar uma prova ao volante de um Supercar e da estreia do Peugeot 208 de Joaquim Machado.

De facto João Novo mostrou-se bastante à vontade aos comandos do Citroën DS3 Supercar e venceu três corridas de qualificação. Depois na final saiu da ‘pole position’ e assumiu a liderança, apesar da pressão de Joaquim Santos. Quando o piloto do Ford Focus Supercar cumpriu a ‘joker lap’ Novo ficou mais descansado, e mais ficou quando Santos viu o Focus ter um princípio de incêndio, que levou a que a corrida terminasse com bandeira vermelha.

Já na Super 1600 João Ribeiro venceu três corridas de qualificação e na final garantiu o título. No entanto quem partiu melhor foi Joaquim Machado, que aos comandos do Peugeot 208 S1600 assumiu a dianteira, que manteve até cumprir a ‘joker lap’. Aí foi Mário Teixeira quem ficou na frente, já que o piloto do Ford Fiesta S1600 cumpriu o percurso suplementar mais cedo. Ricardo Soares (Citroën Saxo S1600) ficou então em segundo, antes de João Ribeiro o ultrapassar e garantir o segundo posto.

Na Super Nacional A1.6 dominou Pedro Tiago à imagem do que tinha sucedido na véspera. O piloto do Citroën Saxo venceu as três primeiras corridas de qualificação, para depois no derradeiro e decisivo confronto se impor diante de Américo Sousa (Citroën Saxo), que antes da ‘joker lap’ estava atrás de Luís Morais. No percurso complementar o piloto do Peugeot 107 ‘cairia’ para a terceira posição.

O título da Super Iniciação – Troféu Ernesto Gonçalves aconteceu numa prova que João Novo dominou, depois de ter feito o mesmo nas quatro corridas de qualificação. O piloto do Peugeot 106 colocou-se na liderança mal foi dada a partida para a final e a partir dessa altura controlou a corrida. Rafael Rocha (Peugeot 106) partiu em segundo e por aí se manteve, até porque esse resultado bastava para vencer o campeonato. Atrás de si terminou Rodrigo Correia (Peugeot 205).

Em destaque

Subir