Economia

“TAP é do povo português para o bem e para o mal”, diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, abordou os prejuízos da transportadora aérea (582 milhões de euros) alegando que a empresa “é do povo português, para o bem e para o mal”, sublinhando que, quando a TAP gerar lucros, esse facto será positivo para o país. As palavras suscitaram polémica.

“A TAP é do povo português para o bem e para o mal. E entende-se que é demasiado importante para a nossa economia para a deixarmos cair “, disse Pedro Nuno Santos, abordando a prejuízo da empresa, que atingiu os 582 milhões de euros.

“Se conseguirmos que a prazo a TAP recupere e possa gerar receita também dará receita a todos os portugueses”, acrescentou ainda o ministro das Infraestruturas, em declarações aos jornalistas, à margem da sessão pública de apresentação do plano estratégico do Porto de Sines.

Pedro Nuno Santos justificou ainda a “opção política” de tentar salvar a empresa, uma vez que a transportadora “é muito importante para o nosso desenvolvimento”, o que, “obviamente tem custos”.

Em tempos de pandemia, o setor da aviação está em dificuldade. O ministro lembra que este “não é o único setor que está mal, infelizmente”.

 “Esta pandemia teve consequências, primeiro, do ponto de vista da saúde, e do ponto de vista económico e o setor da aviação, entre todos, é o mais atingido. Por isso é natural, os aviões deixaram de voar e a estrutura de custos manteve-se”, referiu ainda.

 O governante não esclareceu se haverá alguma alteração estratégica na empresa, ou se a TAP prevê avançar com despedimentos, remetendo essa pergunta para o plano de reestruturação que está em curso e que “definirá a redução que é preciso ser feita”.

 “Esse é um trabalho que está a ser feito. Não vai ser fácil, não podemos ter ilusões. Queremos segurar a companhia aérea que é muito importante para um país periférico no quadro europeu, com uma grande ligação ao atlântico, com comunidades espalhadas pelo mundo, mas obviamente, que não podemos manter uma dimensão elevada da TAP a qualquer custo e por isso esse trabalho está a ser feito com muita cautela”, concluiu.

Em destaque

Subir