Motores

Stéphane Peterhansel: “É apenas simbólico estar na frente do Dakar nesta altura”

300 PETERHANSEL STEPHANE (fra) COTTRET JEAN PAUL (fra) PEUGEOT TEAM PEUGEOT TOTAL 3008 DKR action during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 5 - Stage 5, Tupiza - Oruro ,  January 6 - Photo Eric Vargiolu / DPPI

A quinta etapa voltou a provocar uma reviravolta na frente da classificação dos automóveis do Rali Dakar 2017, com a liderança a passar de um piloto Peugeot para outro, mas mais uma vez a prova mostrou a sua imprevisibilidade, e agora Stéphane Peterhansel já está pronto para tudo.

O francês está marginalmente à frente de Sebastien Loeb, mas como já se viu este Dakar reserva surpresas a cada passo e o vencedor da prova do ano do ano passado não dá o comando do rali como um dado adquirido.

Relativamente à etapa entre Tupiza e Oruro, Peterhansel refere cometeu alguns erros pois a navegação criou algumas dificuldades: “Partimos debaixo de chuva esta manhã. A Especial era agradável, técnica e com um pouco de lama. A navegação era complicada e parece que toda a gente se perdeu”.

“Mas os nossos erros não nos fizeram perder muito tempo. Ainda estamos no quinto dia da prova e houve já cinco líderes diferentes, sempre com pouco avanço. É apenas simbólico estar na frente do Dakar nesta altura, isso não quer dizer nada”, sublinha o francês.

307 DESPRES CYRIL (fra) CASTERA DAVID (fra) PEUGEOT TEAM PEUGEOT TOTAL 3008 DKR action during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 5 - Stage 5, Tupiza - Oruro ,  January 6 - Photo DPPI

Já Loeb ganhou a etapa, mas também ele destaca as dificuldades encontradas: “Esta não foi uma etapa realmente fácil. Havia muita navegação. Tivemos um bom início de Especial. No último terço, como os outros, acabamos por nos perder e com isso perdemos uma boa parte do avanço que tínhamos conseguido. Mesmo assim, assinamos o melhor tempo no final, o que é sempre bom. O carro esteve sempre bem ao longo do dia”.

A Cyril Despres saiu a ‘fava’. Perdeu-se e perdeu muito tempo no começo da especial, algo que se deveu na dificuldade em encontrar os pontos de passagem (way points): “Foi um bocado complicado em termos de navegação, não tendo encontrado um ponto de passagem. Partimos ao mesmo tempo que o Stéphane e perdemos ali alguns minutos e a liderança do rali. Mas não foi nada de grave”.

Fotos: DPPI

Em destaque

Subir