Mundo

Soldado que perdeu testículos em 2010 foi pai no dia de Natal

shaun e theoTheo Jackson nasceu a 25 de dezembro de 2015. Foi o melhor Natal para o pai, Shaun Stocker, um soldado que perdeu os testículos, as pernas e a visão ao pisar um engenho explosivo em… 2010. Com uma ajuda da ciência, o britânico foi pai no dia de Natal.

Cinco anos após ter perdido os testículos, numa explosão que também lhe custou as duas pernas e a visão, Shaun Stocker foi pai.

Theo Jackson, o filho de Stocker e de Persia Haghighi, nasceu a 25 de dezembro de 2015.

Para se compreender este ‘milagre de Natal’ é necessário recuar no tempo cinco anos, quando este soldado britânico estava em missão no Afeganistão, ao serviço do primeiro batalhão da companhia Bravo do regimento real de Gales.

Shaun Stocker pisou um engenho explosivo e esteve às portas da morte, em abril de 2010.

Os médicos puseram o soldado num coma induzido e, dado que a vítima tinha perdido os testículos, ‘perfuraram’ o organismo até conseguirem recolher um bocado de esperma.

Foi com essa amostra que serviu para a inseminação artificial da noiva de então, Persia Haghighi.

A técnica foi desenvolvida por Jackson Kirkman-Brown, médico do hospital da Rainha Isabel, em Birmingham. E é daí que vem o segundo nome de Theo, em forma de homenagem.

“Ainda nos custa a acreditar”, admitiu Persia, em declarações ao The Mirror: “Ser capaz de ter um filho, depois de tudo o que o Shaun passou, é já em si um milagre, mas vê-lo nascer no dia de Natal foi ainda mais empolgante”.

“Foi um momento de orgulho”, contou o antigo soldado, agora amputado e cego: “Estou muito orgulhoso da Persia, ela foi brilhante. Theo é o filho que eu pensava que nunca seria capaz de ter e isto só foi possível graças à mestria do doutor Jackson Kirkman-Brown”.

“A chegada do Theo é o fim da minha reabilitação”, concluiu Shaun Stocker.

Em destaque

Subir