Tecnologia

Já há tablets com Ubuntu: BQ é a pioneira

A BQ apresentou o Aquaris M10, o primeiro tablet a rodar o sistema operativo Ubuntu. O dispositivo é convertível para PC, bastando para tal ligar um teclado e um rato.

Pela primeira vez, uma empresa lançou um tablet que corre em Ubuntu OS. A pioneira foi a BQ, numa aventura que conta com o apoio da espanhola Canonical (a empresa que desenvolveu o sistema operativo).

Depois de ter apresentado a nova versão do smartphone Aquaris X5, o Plus, a BQ lançou o Aquaris M10, o primeiro dispositivo com Ubuntu convertível para PC.

O Aquaris, que também tem uma versão com o sistema operativo Android, deverá ser comercializado com a versão 15.04 do Ubuntu OS.

A conversão para PC necessita apenas de um teclado e um rato, variando para o modo ambiente de trabalho, permitindo trabalhar com maior facilidade entre várias janelas e documentos.

O tablet, com um ecrã capacitivo Full HD de 10,1 polegadas multitátil em 10 pontos, vem com um processador MediaTek Quad-core MT8163A até 1,5 GHz, tendo 8,2 milímetros de espessura e menos de meio quilo (470 gramas) de peso.

O Aquaris M10 Ubuntu Edition, que terá uma única cor (preto), deverá chegar ao mercado no segundo trimestre deste ano.

Ainda não há qualquer informação sobre o preço.

 

Em destaque

Subir