Internet: Mundo navega em smartphones, Portugal no computador quase em exclusivo
É a primeira vez que, a nível mundial, o uso da internet em dispositivos móveis (smartphones e tablets) supera o consumo feito através do computador. Mas Portugal (como de costume?) está atrasado nesta tendência.
Os dados são referentes a outubro e foram apresentados pelo StatCounter: o acesso à internet através do ‘mobile’ correspondeu a 51,3 por cento, superando a navegação pelo ‘velhinho’ computador.
Desde 2009 que os computadores têm vindo a perder o domínio, mas só em outubro é que deixaram de ser o equipamento mais ligado à rede.
Esta análise do StatCounter é baseada no volume de dados gerados e não no tempo em que um dispositivo está ligado à internet, nem no número de utilizadores por dispositivos.
Esta inversão da realidade só foi possível graças ao crescimento exponencial do setor mobile em mercados gigantes como a China (onde só os smartphones corresponderam a 51,83 por cento dos dados gerados online, contra 45,38 por cento dos computadores) e a Índia (onde o consumo de internet por smartphone atinge os 78,05 por cento do total e os computadores apenas 21,18 por cento).
Por cá, a realidade ainda é a do ‘passado’. O computador é responsável por mais de 80 por cento dos dados gerados.
Para comparação, saliente-se que os computadores também dominam nos EUA e no Reino Unido (quotas de 57,97 e 55,6 por cento, respetivamente), mas longe dos números de Portugal.