Economia

Situação financeira da TAP agrava-se

A TAP continua a ver os seus prejuízos aumentarem e fechou o primeiro semestre do ano no vermelho. Embora os proveitos tenham crescido, a situação financeira da empresa continua a agravar-se.

A transportadora aérea portuguesa reforçou a tendência de agravamento em 3,2 por cento e fechou o primeiro semestre do ano com prejuízos no valor de 52 milhões de euros.

De acordo com um relatório divulgado pela Parpública, ‘holding’ através da qual o Estado detém 50 por cento da empresa, nos primeiros seis meses do ano, a TAP registou menos 1,6 milhões de euros em resultado liquido face ao mesmo período do ano de 2016.

TAP terminou 2016 com prejuízos de 27,7 milhões de euros

Fonte oficial da empresa diz, em declarações ao jornal Público, esta terça-feira, que este resultado é “absolutamente imaterial na proporção dos valores movimentados pelo grupo”.

E vai mais longe na leitura dos números, dizendo que “o facto de os resultados do primeiro semestre se encontrarem em linha com os do ano passado é particularmente encorajador para a expectativa de resultados do ano, atendendo ao previsto para o semestre.”

Quanto aos proveitos económicos, a transportadora somou receitas de 1.254,4 milhões de euros, significando um crescimento de 11,3 por cento.

O Estado português, recorde-se, não tem controlo sobre a empresa através da ‘holding’ mas sim uma influência significativa.

Em destaque

Subir