Nas Notícias

“Seria muito mau para o Porto que o presidente da Câmara fosse retirado pelo tribunal”

O presidente do PSD e ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou publicamente Rui Moreira, o atual edil da ‘Invicta’, por não renunciar ao mandato após ter sido formalmente acusado no âmbito do caso Selminho.

Rui Moreira vai responder em tribunal por um alegado crime de abuso de poder, incorrendo na perda de mandato. De acordo com o Ministério Público, o autarca tomou decisões que beneficiaram a imobiliária da família e prejudicaram o município, num negócio relacionados com terrenos na escarpa da Arrábida.

Ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio aconselhou Rui Moreira a sair pelo próprio pé, em vez de esperar até ser “retirado pelo tribunal”. “Seria muito mau para o Porto que um presidente de Câmara fosse retirado pelo tribunal em vez de sair pela porta da frente como eu saí”, sustentou o líder do PSD.

“Conhecendo eu o Porto, a honra, o respeito que as pessoas veem na figura institucional do presidente da Câmara, correr o risco de, pela primeira vez na história da cidade, um presidente ter de sair não pela porta da frente, mas pela porta de trás, é muito mau”, reforçou ainda o dirigente social-democrata.

Numa declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas, Rui Moreira tinha salientado que a acusação surgiu no período que antecede as eleições autárquicas, “tal como há quatro anos”, quando foi iniciada a investigação, e considerou “um insulto e uma infâmia” que se levante a hipótese de ter beneficiado a família “num assunto em que perdeu os terrenos a favor da Câmara”.

Em destaque

Subir