TV

Selfie segura: Campanha na Rússia alerta para risco de vida

Na Rússia, a polícia apresentou um manual para criar selfies seguras. Isto porque há cada vez mais mortes registadas em acidentes motivados pelo desejo de obter um auto-retrato único. “Uma selfie espetacular pode custar-lhe a vida”, alerta a campanha.

Há cada vez mais pessoas a pisarem o risco no momento de fazerem uma selfie, assim como quem paga essa ousadia com a vida.

Para diminuir o número de vítimas associado à moda das selfies, a polícia russa lançou um manual de instruções, que explica os perigos de tentar uma pose arriscada ou de uma proximidade exagerada a animais selvangens.

O manual é a face mais visível de toda uma campanha lançada pelo Ministério do Interior, que tempo por lema um aviso: “Uma selfie espetacular pode custar-lhe a vida”.

Só este ano, 12 pessoas morreram e mais de 100 pessoas ficaram feridas ao tentarem poses arriscadas para a fotografia.

Uma boa parte do manual é dedicada às armas. Afinal, ainda está bem fresco, na Rússia, o caso de uma jovem de 21 anos que tentou um auto-retrato com uma arma apontada à cabeça. O disparo acidental não foi fatal, mas a jovem ficou em estado grave.

Também houve um caso a envolver granadas de mão. Foi em janeiro, quando dois jovens, em passeio na região dos montes Urais, tentaram fazer uma selfie com uma granada à qual tinham retirado o pino de segurança. Da explosão só ‘sobrou’ o telemóvel e a selfie…

“Infelizmente”, admitiu Yelena Alexeyeva, assessora do ministro do Interior, “temos vindo a notar um aumento continuado do número de acidentes causados pelos amantes das selfies”.

“Antes de tirar uma selfie, todas as pessoas deveriam pensar que a corrida para obterem o maior número de ‘likes’ (pode) levá-los a uma viagem mortal e tornar póstuma a sua mais recente fotografia espetacular”, concluiu Alexeyeva.

Um aviso que já não chegou a tempo de salvar a vida ao adolescente que tentou fazer uma selfie enquanto escalava uma ponte de caminho de ferro, em maio, e acabou por tocar em cabos elétricos.

https://www.youtube.com/watch?v=cRO_CZv1Ph4

Em destaque

Subir