Nas Notícias

Seca em Portugal: Reserva de água em barragens abaixo dos níveis de 1990

O verão ainda agora está a começar e o cenário de uma seca em Portugal é cada vez mais grave. Há 44 barragens com um armazenamento de água inferior à média registada entre 1990 e 2016. Segundo o Diário de Notícias, as reservas de água estão nos níveis mais baixos dos últimos 27 anos.

Há apenas três exceções, segundo avança o jornal: os rios Lima, Ave e Arade têm mais água do que a média que costumam apresentar por esta altura.

A bacia do Sado é a região onde o problema se sente de forma mais veemente. As dez barragens do rio apresentam um armazenamento de água a rondar os 28 por cento, metade dos 59,9 por cento de valor médio.

A barragem do Monte da Rocha, no Sado e responsável pelo abastecimento de água às populações de Castro Verde, Ourique e Almodôvar, encontra-se com uma reserva de apenas 15,5 por cento, muito distante dos 60 por cento que deveria ter por esta altura.

O setor agrícola é o que sente o primeiro impacto da seca, mas em breve as consequências poderão chegar a todos os contribuintes em Portugal. Sem água para a produção de energia (as hidroelétricas fornecem um quarto da eletricidade consumida no país), a REN não descarta uma subida das tarifas, pois terá de recorrer à produção (mais cara) nas centrais térmicas, adianta ainda o DN.

Em destaque

Subir