Nas Notícias

El País ridiculariza Portugal pelo assalto em Tancos com reportagem irónica

O assalto na Base Militar de Tancos suscitou uma reportagem curiosa do El País, que tece críticas irónicas ao sistema de segurança dos paióis onde se guarda tanto armamento. As falhas de segurança evidentes levam a uma conclusão: para a imprensa do país vizinho, Portugal merece o primeiro lugar do Índice Global da Paz. “Os assaltantes levavam uma lista de compras, com a diferença de que tudo era grátis”, escreve o correspondente em Lisboa.

Islândia e Nova Zelândia foram considerados os países mais pacíficos do mundo. Portugal ficou classificado em terceiro lugar, nesse Índice Global da Paz.

E este é o ponto de partida para uma análise crítica do El País, na reportagem que faz sobre o assalto aos paióis de Tancos, de onde foi roubado armamento.

“Se o Índice Global da Paz não atribui o primeiro prémio a Portugal no próximo ano, será uma injustiça”, ironiza.

A falta de condições de segurança da base militar é detalhada.

“Tancos tem o sistema de videovigilância avariado, assim como os sensores de movimento. As cercas não resistem a uma tesoura e as 25 torres de vigia estão degradadas, pelo que é melhor que nenhum soldado arrisque a vida a subi-las”, escreve o jornal espanhol, numa reportagem crítica.

A vigilância consiste em rondas de soldados para completar o dia e também rezando para que ninguém os ataque”, porque o Exército “decidiu que, para evitar incidentes, os soldados patrulhem com o carregador das armas fechado e guardado”.

“Depois de saber isso, se o Índice Global da Paz não dá o primeiro prémio a Portugal no próximo ano, será uma injustiça”, insiste o correspondente do jornal em Lisboa, Javier Martín.

“Os assaltantes levavam uma lista de compras, com a diferença de que tudo era grátis”, escreve.

Mas há mais ironia. A facilidade do roubo gera uma frase jocosa: “É mais difícil aos assaltantes encontrar iogurtes no frigorífico do que armas” em Tancos.

Também em Portugal, o assalto gera críticas:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=48KD5AWX32K9

Em destaque

Subir