Motores

Sebastien Ogier vence Rali da Suécia pela terceira vez

OgierSuecia516

Sebastien Ogier impôs-se no Rali da Suécia pela terceira vez, depois de um final dramático, que viu o seu principal adversário na prova, Hayden Paddon, sofrer problemas de aquecimento de motor no seu Hyundai depois de dar um toque na Power Stage final,

O campeão do mundo manteve a concentração ao longo deste derradeiro e curto dia, pois os 17 segundos que possuía não lhe davam margam para erro face à proximidade de Paddon.

No entanto, quis o destino que tudo se complicasse para o piloto dos antípodas, que terminou a derradeira especial com o seu i20 WRC a fumegar, devido a um radiador furado.

Ogier venceu a Power Stage e terminou com mais de 29 segundos de vantagem sobre o seu opositor a fase competitiva de um Rali da Suécia que teve menos neve do que se esperava, mas onde soube sempre gerir os contratempos, que também os teve no segundo dia de prova.

PaddonSuecia316

Afastado da luta pelo triunfo, mas muito consistente ao longo do rali, Mads Ostberg teve neste derradeiro dia de prova que se preocupar com um provável ataque de Andreas Mikkelsen ao seu terceiro lugar, mas as esperanças do norueguês da Volkswagen numa subida ao pódio terminaram quando fez um pião na 14,ª classificativa.

Igualmente consistente ao longo dos dois primeiros dias, Ott Tanak tirou partido dos pneus DMACK do seu Ford Fiesta RS WRC para concluir a prova sueca no quinto posto, ainda que neste último dia tenha visto Dani Sordo aproximar-se,

Excelente foi a exibição de Craig Breen, que depois do azar de Kris Meeke no segundo dia viu depositadas todas as esperanças da Citroën DS, concluindo o rali no oitavo posto.

Jari-Matti Latvala brilhou mas não conseguiu o resultado pretendido depois dos problemas de suspensão que o fizeram retirar-se no primeiro dia. No regresso ao evento conseguiria ganhar especiais enquanto Kris Meeke conseguiu um ponto na Power Stage, pois tal como o finlandês da Volkswagen não logrou terminar a prova no top dez.

OstbergSuecia316

Classificação final
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 1h59m47,4s
2.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 29,8s
3.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 55,6s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 1m10,8s
5.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 1m50,7s
6.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m24,0s
7.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 2m40,0s
8.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m44,6s
9.º Elfyn Evans/Chris Parry (Ford) + 5m17,0s
10.º Tommi Suminen/Mark Markkula (Skoda) + 5m31,6s

Em destaque

Subir