Motores

Sebastien Loeb lidera primeiro dia em Espanha

Sebastien Loeb iniciou o Rali de Espanha Catalunha ao ataque, conseguindo chegar à liderança da prova no decorrer da primeira etapa, hoje disputada na região de Salou.

O francês, que regressa ao Campeonato do Mundo de Ralis para ajudar a Hyundai a ser campeã de construtores não foi para a liderança logo no começo do dia, mas a partir da terceira especial começou a fazer sentir a sua ‘presença’.

Loeb venceu a primeira passagem pelo troço de piso misto (terra e asfalto) de La Fataralla Villalba (38,8 km) ganhando mais de dois segundos e Dani Sordo e voltou a fazê-lo duas classificativas a seguir, quando se impôs na segunda passagem por Horta-Bot (19 km), especial totalmente em terra.

Sordo só perdeu seis décimas para o francês da Hyundai nessa classificativa. Mas na última um furo deixou-o a quase 22 segundos de Loeb, o que automaticamente catapultou o gaulês para o comando da prova, ainda que com apenas 1,7 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Thierry Neuville, que fora o mais rápido na segunda especial do dia e que se manteve como uma ‘sombra’ de Dani Sordo enquanto o espanhol esteve no comando.

Atrás de Sordo e dos três homens da Hyundai, Ott Tanak não se destacou em nenhuma das seis classificativas disputadas, adotando uma postura prudente, como tinha prometido, mas foi consistente e mantendo-se entre os primeiros da ‘geral’. O líder do ‘Mundial’ concluiria este primeiro dia no quinto posto, atrás do seu companheiro de equipa Kris Meeke, mas a menos de 22 segundos do primeiro classificado.

Pior foi mesmo o dia de Sebastien Ogier. Depois de ter sido o mais rápido na primeira especial, o Campeão do Mundo viu a sua vida complicar-se na segunda classificativa, devido a problemas na direção do seu Citroën C3 WRC, e com isso perdeu logo 44 segundos, mas o atraso iria subir para mais de quatro minutos e ‘afundar’ o francês para o 17º posto da ‘geral’.

Classificação após a 6ª PE
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) 1h21m24,7s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1,7s
3º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 7,6s
4º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota) + 13,0s
5º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 21,7s
6º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 30,1s
7º Elfyn Evans/Martin Scott (Ford) + 44,0s
8º Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 51,8s
9º Takamoto Katusta/Daniel Barritt (Toyota) + 1m50,3s
10º Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroën) + 2m59,8s

Em destaque

Subir