Fórmula 1

Sebastian Vettel penalizado perde pódio

vettelpenalizadomexico1

O Grande Prémio do México de Fórmula 1 continua a dar que falar, e depois da penalização a Max Verstappen ainda antes do final da corrida foi agora a vez de Sebastian Vettel ser punido com 10s de penalização, descendo à quinta posição da corrida realizada domingo no circuito Hermano Rodriguez.

A razão para tal penalização deve-se à forma como, segundo os comissários desportivos, o alemão da Ferrari se defendeu de Daniel Ricciardo no final da prova, pouco depois da incursão de Verstappen fora da pista que valeu o castigo ao holandês.

Depois de cruzar a meta Vettel tinha protestado via rádio e criticado a direção de prova por não atuar firmemente face a Verstappen, desconhecendo que o piloto da Red Bull já tinha sido castigado com cinco segundos de penalização.

Mas Ricciardo apressou-se também a exigir a punição do germânico da Ferrari devido à forma ‘ilegal’ como se defendeu – movendo-se durante a travagem – quando o australiano o tentou ultrapassar utilizando o sistema DRS.

vettelpenalizadomexico

Os comissários tomaram a decisão depois de visionarem as imagens de televisão, emitindo o seguinte comunicado: “As imagens de vídeo, quer o circuito interno quer as de tv, as câmaras a bordo além da telemetria, mostraram uma mudança anormal de direção do carro n.º 5 (Vettel) e isso foi considerado como potencialmente perigoso em função da proximidade das rodas de cada carro”.

A reação do lado da Ferrari não se dez esperar, tanto da parte de Sebastian Vettel como do próprio diretor da ‘Scuderia’ de Maranello.

“Hoje devia ter sido especial. Merecíamos totalmente o pódio, que nos foi tirado pela burocracia. Toda a equipa mostrou uma boa forma ao manter-se unida e concentrada num momento difícil. A nossa estratégia tornou possível progredirmos ao longo da corrida e ambos os pilotos fizeram um bom trabalho.
Infelizmente fomos penalizados pelos comissários devido a uma decisão que na minha opinião foi dura e de certa forma injusta”, afirmou Maurizio Arrivabene.

Já Vettel referiu: “Nunca é bom tocar-nos. Em minha defesa digo que estava a lutar duramente e procurei dar-lhe (a Riccardo) algum espaço, o que acho que fiz”.

Em destaque

Subir