Economia

SATA eleita pior companhia aérea, TAP na quinta pior posição

Aviao_TAP_900x450Um estudo sobre as melhores e piores companhias aéreas do mundo apresenta a SATA em último lugar e a TAP na quinta pior posição.

Tendo a maior base de dados de ocorrências em voos comerciais por todo o globo, a AirHelp apresenta hoje um estudo ímpar: um ranking das melhores e piores companhias aéreas do mundo, com base nos serviços prestados ao cliente e na forma como gerem as reclamações de passageiros lesados.

A AirHelp, uma startup criada no YCombinator em Silicon Valley, nos EUA, fundada em 2013, realizou um estudo sobre companhias aéreas mundiais, que coloca a SATA na cauda da lista e elege a TAP como quinta pior do mundo.

Pior do que a Transportadora Aérea Portuguesa, neste estudo, só estão a Swiss, a Virgin Atlantic, a easyJet e a SATA.

A companhia aérea melhor classificada é a Qatar Airways, seguida pela KLM e pela Air Baltic. Air France, Lufthansa, Air Canada, Emirates, Croatia Airlines, British Airways e Finnair completam o top-10.

O ranking da AirHelp Score tem em conta três pontos: qualidade do serviço prestado, pontualidade e processamento de reclamações.

A AirHelp é proprietária da maior base de dados de sempre de todos os voos que tiveram problemas em todo o mundo.

Esta informação agrega variantes de uma série de fontes fidedignas como agências governamentais, bancos de informação dos aeroportos, empresas de monitorização de voos, fontes históricas, agentes especializados, entre outros.

A empresa garante a capacidade de manter uma imagem precisa, atualizada em tempo real de ocorrências de todos os voos comerciais por todo o mundo, as circunstâncias em que tais ocorrências aconteceram e a probabilidade de voltarem a acontecer.

O ranking da qualidade do serviço prestado é determinado por dados da Skytrax, a melhor consultora do mundo no apuramento da qualidade do serviço da indústria da aviação.

Já a informação sobre pontualidade é obtida através dados da Flightstats, o mais reconhecido flight data tracker no mundo. A percentagem de voos atrasados foi cedida pelos peritos da Flightstats. Como a AirHelp Score é agora atualizada de quatro em quatro meses, esta percentagem refere-se aos quatro meses imediatamente anteriores, exceto neste AirHelp Score – que se refere aos últimos quatro meses de 2015.

O processamento de reclamações é determinado por toda a base de dados da AirHelp, tratamento de informação e estatísticas.

Em destaque

Subir