Nas Notícias

Sabe como está Portugal no mapa mundial da corrupção?

corrupcaoA organização Transparência Internacional publicou um mapa com a classificação dos países ao nível da percepção da corrupção. O Brasil destacou-se pela negativa, com uma queda brutal de sete posições até ao 76.º posto, mas Portugal não tem muitos motivos para sorrir.

O nosso país ficou classificado em 28.º lugar, entre 168 países, no 21.º relatório ‘Índice de Percepção da Corrupção’.

Trata-se da mesma posição ocupada por Portugal na anterior listagem, o que significa, segundo a Transparência Internacional, que não houve melhorias práticas ao nível do combate à corrupção.

Portugal registou 63 pontos, numa escala de 0 (nível máximo de percepção da corrupção) a 100 (nível mínimo).

“Se trabalharmos juntos, podemos vencer a corrupção”, defendeu o presidente da organização, José Ugaz, no relatório: “Para acabar com o abuso do poder, o suborno e as negociatas, os cidadãos devem juntar-se e dizer aos governos que já chega”.

Portugal partilha o 28.º lugar da lista com o Botswana e ficou distante da liderança, encabeçada por um trio nórdico: Dinamarca, Finlândia e Suécia.

O top 10 ficou completo com Nova Zelândia, Holanda, Noruega, Suíça, Singapura, Canadá e um trio a partilhar o décimo posto: Alemanha, Luxemburgo e Reino Unido.

No fundo da tabela está Angola (163.º), o pior classificado dos países lusófonos, a Coreia do Norte e a Somália.

Em destaque

Subir