Nas Notícias

Rui Moreira: “Não tentem dar aos privados as lições que o Estado não dá” (com vídeo)

Rui Moreira arrasou o Estado por querer vender à autarquia o antigo asilo da mendicidade, um imóvel com “grandes condições” para servir como habitação social. “Quando for um hotel, vão-nos perguntar porque o permitimos e licenciamos”, frisou o autarca.

Na Assembleia Municipal do Porto, realizada ontem à noite, o presidente da Câmara revelou que o Estado pediu nove milhões de euros à autarquia, a título de direito preferencial, para a aquisição do imóvel da Segurança Social, localizado à entrada da Ponte do Infante, nas Fontainhas.

Trata-se de “um edifício verdadeiramente extraordinário” e com “grandes condições” para habitação social, mas que, sendo vendendo a privados, acabará reconvertido num hotel, previu o autarca.

“O que seria se o antigo asilo fosse um hotel? Iam logo perguntar porque o permitimos e licenciamos”, afirmou Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto não poupou críticas ao poder central por se ‘vender’ à especulação imobiliária, exigindo um valor exorbitante ao município para que este cumpra com uma “função social”.

“Estamos a dizer que devemos exercer os direitos de preferência quando são os privados a vender, mas não quando é o Estado que está a alienar? Estamos nós a municipalizar enquanto o Estado está a privatizar?”

A conclusão, para o edil, é óbvia: “Não tentem dar aos privados as lições que o Estado não dá”.

Rui Moreira revelou ainda que só soube da intenção da Segurança Social em vender o antigo asilo da mendicidade “acidentalmente”, tendo então questionado o ministro Vieira da Silva.

A resposta veio através da secretária de Estado, com o Estado a dar à Câmara do Porto o “direito de preferência” pelo “valor de nove milhões e 60 mil euros”.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=62471H8MAMXO

Em destaque

Subir