Motores

Robert Huff e Gabriele Tarquini vencem WTCR em Suzuka

Robert Huff venceu a segunda corrida da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) em Suzuka, enquanto Gabriele Tarquini fez o mesmo no terceiro confronto.

Numa jornada onde Tiago Monteiro prosseguiu a sua adaptação à condução do Honda Civic TCR da Boutsen Ginion Racing conseguindo ser 15º na segunda corrida e 11º na terceira, animação em pista foi coisa que não faltou.

Robert Huff aproveitou uma excelente largada para o segundo confronto para surpreender Pepe Oriola, que arrancava da ‘pole position’, a partir daí foi-se afastando do espanhol do Cupra, que nas últimas se teve de defender dos ataques de Norbert Michelisz, terceiro classificado.

Fora de prova logo no começo ficou um dos pretendentes ao título, Esteban Guerrieri, que embateu com o seu Honda Civic nas barreiras de pneus. E depois da prova ter sido neutralizada recomeçou, com Oriola a conseguir afastar-se de Denis Dupont, que viria mais tarde a ser ultrapassado por Michelisz, Aurélien Panis e Gabriele Tarquini.

O quinto lugar do veterano piloto italiano permitiu-lhe recuperar o comando isolado do campeonato, tendo a oportunidade de dilatar a sua vantagem sobre Yvan Muller na segunda corrida deste domingo.

Na partida Tarquini assumiu a liderança, levando a melhor sobre o vencedor da corrida de sábado, Kevin Ceccon. O italiano do Alfa Romeo acabaria por ser também ultrapassado por Yann Ehrlacher e Aurélien Comte, mas conseguiu recuperar ao fim de uma volta.

Depois Ceccon conseguiu ir encurtando a diferença para o líder, acabando por passá-lo à sexta volta. Isto antes de receber uma penalização de cinco segundos por infração na posição de partida. Isso deixou caminho livre para Tarquini vencer, diante de Comte, enquanto Ehrlacher sofria um furo e deixava de fazer parte dos candidatos ao título.

Este triunfo deixa Gabriele Tarquini 37 pontos à frente de Yvan Muller no campeonato. Thed Bjork está já a 53 do italiano, quando só faltam disputar as três corridas de Macau e 87 pontos em disputa.

Classificação

Corrida 2

1º Rob Huff (Volkswagen) 23m21,959s

2º Pepe Oriola (Cupra) + 1,444s

3º Norbert Micheliz (Hyundai) + 1,938s

4º Aurélien Panis (Audi) + 7,685s

5º Gabriele Tarquini (Hyundai) + 8,984s

15º Tiago Monteiro (Honda) + 18,135s

Corrida 3

1º Gabriele Tarquini (Hyundai) 24m41,704s

2º Aurélien Comte (Peugeot) + 1,577s

3º Kevin Ceccon (Alfa Romeo) + 2,024s

4º Mehdi Bennani (Volkswagen) + 3,140s

5º Aurélien Panis (Audi) + 3,674s

11º Tiago Monteiro (Honda) + 23,259s

Em destaque

Subir